Empoderamento e controle

November 29, 2015

 

 

Tenho estado em diversos ambientes onde empoderamento é sem dúvidas uma palavra da vez.

Não sei se motivado pelo mês da mulher mas esse termo está latente aqui e ali.

 

Fico feliz que nos grupos mais diversos esse conceito tem se disseminado e criando raiz. É a mulher que se empodera da própria condição de mudar a realidade, é o profissional que se empodera de mudar o rumo da própria carreira, enfim, é sempre o oprimido que se empodera contra o opressor.

 

Acho esse movimento próprio de uma geração que não aguarda, que precisa e faz agora. E acho fantástico que todos os contextos onde encontro discussões sobre empoderamento ele vem apimentado com expressões como liberdade, propósito, essência e valores. E não poderia ser diferente, empoderar-se significa abraçar todas essas palavras e suas implicações práticas e tocar ficha.

 

Porém, outro ponto comum nesses ambientes de discussão é o ponto de vista “oprimido – opressor”.

 

Ou seja: vamos nos empoderar (nós oprimidos vamos nos empoderar). Mas será que saberemos lidar com o empoderamento alheio quando estivermos do outro lado? O do opressor? Porque há de ser honesto, mesmo quem não é declaradamente opressivo pode ter, vez ou outra, comportamentos opressores (mesmo que involuntariamente). Não somos anjos, somos fruto da sociedade. Se somos 99% anjo, aquele 1% pode sim, oprimir alguém.

 

Onde eu quero chegar é na seguinte questão: mesmo estando cientes da necessidade de haver empoderamento na sociedade, e que empoderamento é o oposto de controle, vamos saber lidar com o empoderamento alheio?Vamos saber largar o controle para que o outro assuma o poder sobre si? Estamos nos preparando para isso?

 

Quando nossos filhos se empoderarem, quando nossos funcionários se empoderarem, quando nossos maridos se empoderarem, quando nossos sócios se empoderarem, vamos saber largar o controle e acolher esse empoderamento com generosidade e auto estima?

 

Vamos estar empoderadas o suficiente para que o empoderamento alheio não nos oprima?

Please reload

Destaques

10 dicas de conteúdos, testados, que engajam e vendem nas redes sociais

23/01/2019

1/3
Please reload

Posts Recentes

Please reload

Arquivos

Please reload

Tags

Siga a gente

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Novo Hamburgo - RS

cintia@apipaconsultoria.com

(51) 99332-4742

soon-873316_960_720.png

Acompanhe nossas

mídias sociais

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Branca Ícone LinkedIn