Gestão de Marca (Branding) como estratégia para se destacar no mercado

July 10, 2018

 

Você já parou para pensar que uma boa Gestão de Marca pode ser a estratégia para você apostar e se destacar frente aos concorrentes? É sobre isso que hoje vamos falar aqui.

 

Primeiramente, vamos entender o que é Gestão de Marca, também conhecido como Branding, e tudo o que envolve essa estratégia.

 

Mas o que é uma “marca”?

Será que a marca é o seu “logo”, o seu “nome”, as “cores” que compõe o seu logo, o seu "site", ou o que dizem por aí sobre a sua empresa?

 

A resposta é não e sim. Como assim? Na verdade, a marca não é um ou outro elemento isolado, ela é o conjunto de todas as coisas que constrói o que você é. Ou o que a sua empresa é! Por isso, fazer a gestão estratégica dela pode trazer muitos resultados para o seu negócio e, principalmente, ser um diferencial frente aos teus concorrentes.

 

A marca vai muito além dos elementos que podem ser “traduzidos” em peças gráficas, design com cores e formas. Muitos outros elementos fazem parte da construção da marca, como a personalidade, a experiência e um conjunto de outros sentimentos que se forma na cabeça do consumidor.

 

Quanto vale uma marca?

Essa pergunta é para refletir!

 

Você já parou para pensar quanto vale a sua marca? O quanto você tem empenhado esforços e ações para tornar ela valiosa e lembrada na mente do seu cliente? E quando falamos isso, estamos nos referindo não apenas do quanto o cliente lembra do seu produto e serviço. E sim, de todo o que está por trás dele (valor percebido), sendo muitas vezes fator decisivo para escolha entre você e ou seu concorrente.

 

Pare para pensar em quanto valem essas marcas: O Boticário, Coca-Cola, Apple e Harley Davidson. Pense em todo o valor que essas marcas carregam, todo o trabalho que foi construído ao longo do tempo de existência do negócio e tudo aquilo que já está nas cabeça dos consumidores.

 

É difícil mensurar/avaliar, não é? Mais difícil ainda é fortalecer a sua marca na mente do seu cliente, pois é um processo a longo prazo e contínuo.

 

Como fazer uma boa estratégia de branding em 5 passos:

 

  1. Posicionamento: o primeiro passo é definir o posicionamento da sua marca, ou seja, o lugar que uma empresa quer ocupar na cabeça de seus consumidores. “Uma marca bem posicionada no mercado é aquela que tem as suas principais vantagens e características evidenciadas e afirmadas na mente do público”.

     

  2. Identidade visual: Sua marca precisa estar alinhada com os valores, conceitos, sensações e experiência que você quer que seja percebido pelo seu cliente. Neste item, estamos falando sobre a construção de uma identidade visual alinhada e que transmita, através do seu logo e dos materiais de marketing, o seu posicionamento. Clique aqui e leia nosso artigo sobre identidade visual.

  3. Engajamento: O terceiro passo é engajar os seus colaboradores em defesa da sua marca. Eles são as primeiras pessoas a ter contato direto com os valores da sua marca, seus produtos ou serviços. Por isso, devem fazer parte da divulgação e reforço positivo dela, compartilhando com outras pessoas e empresas (fornecedores, clientes e possíveis clientes) as ações e estratégias que você vem se dedicando a fazer.

  4. Presença: Sua marca precisa estar presente nos locais certos e nos momentos certos, em contato com seu cliente e prospect. Por exemplo: uma marca que está presente nas mídias e redes sociais, está construindo sua presença online e em contato constante com o cliente neste ambiente, interagindo e gerando valor através de conteúdos e informações a respeito do seu negócio.

     

  5. Consistência e coerência: Uma marca precisa atender as expectativas. De nada adianta você ter um comportamento em determinado ponto de contato com o cliente, se quando ele precisa contatar por outra via, tem um tratamento diferente do primeiro. É pensar na aplicação de todo elemento da marca para passar a promessa da sua empresa sem falhas em qualquer ponto de contato, sendo coerente com o posicionamento da marca.

    Que tal começar agora a aplicar os conceitos de Gestão de Branding em sua marca e transformar seus clientes em defensores, divulgadores e fãs dela.

 

 

 

 

Please reload

Destaques

10 dicas de conteúdos, testados, que engajam e vendem nas redes sociais

23/01/2019

1/3
Please reload

Posts Recentes

Please reload

Arquivos

Please reload

Tags

Siga a gente

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Novo Hamburgo - RS

cintia@apipaconsultoria.com

(51) 99332-4742

soon-873316_960_720.png

Acompanhe nossas

mídias sociais

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Branca Ícone LinkedIn