10 dicas de conteúdos, testados, que engajam e vendem nas redes sociais

January 23, 2019

 

Quando se trata de marketing digital e, nesse artigo em especial, gerenciamento de redes sociais, muitos dos resultados são observados e mensurados através de testes de conteúdos e anúncios que trazem ou não engajamento, envolvimento a alguma tomada de ação (mensagem, cadastro, compra, etc.) por parte do público (seguidores e possíveis clientes).

 

Mas o que fazer para chamar a atenção e ganhar relevância em um ambiente que está cheio de concorrência e conteúdos diversos que disputam o tempo todo a atenção do seu possível cliente?

 

Não basta só gerar conteúdo, primeiro que seu conteúdo deve ser muito bom e gerar bastante valor para quem o vê. Segundo, existem alguns “tipo de conteúdos” que já testamos e seguimos nos planejamentos dos nossos clientes e podem ajudar você também, na hora de planejar as suas redes sociais, gerar engajamento bacana com o seu público e até mesmo vender mais!

 

Confira aqui algumas dicas para movimentar a sua rede social!

 

 

1. Quem é visto, é lembrado

 

Não é novidade que um dos fatores que trazem interação é a frequência dos posts. Pois quanto mais frequente, maior a chance de gerar visualizações. Mas vale lembrar que quantidade não é mais importante que qualidade. Não adiantar postar todos os dias e seu conteúdos não gerar interesse e interação por parte do seu público alvo.

2. Faça concursos culturais

 

Você poderá aumentar o engajamento e fortalecer o relacionamento com os seguidores da sua página, realizando um concurso cultural. Concursos culturais normalmente possibilita uma interação legal com seus seguidores e de quebra, um deles ainda leva um presente da marca. Possibilitando que ele divulgue sua marca para a rede de contatos dele.

Concursos culturais sim, sorteios não! Em outro momento falaremos sobre isso.

3. A ou B (escolhas ou interações com reações)

 

Lançar uma pergunta, ou dar opções para que os seguidores escolham sempre é uma boa ideia. Além de dar visibilidade na linha do tempo, gera uma interação bacana entre os seguidores e as páginas. Nos stories você pode usar essa estratégia para perguntar e descobrir os interesses e preferências dos seus seguidores.

4. #time (Equipe - Pessoas)

 

Uma ação que tem dado bastante interação nas páginas que gerenciamos aqui na Apipa, é quando apresentamos quem está por traz da empresa. Seja com um mini-currículo, com uma frase ou com alguma foto da equipe. Toda vez que “mostramos a cara” de quem está ali, gera algum tipo de interação. Porque no final das contas, o conteúdo é feito de pessoas para pessoas, e sempre rola aquela identificação com o público. 😉

5. Redirecionar para outras mídias

 

Muitas vezes, as páginas têm algum outro tipo de conteúdo em outra plataforma, seja de áudio, vídeo, blog, site... E para uma experiência mais completa, e um aprofundamento sobre determinado assunto ou mesmo conhecimento sobre a empresa e produtos/serviços é bacana fazer alguns posts apresentando e divulgando as outras plataformas que a empresa tem.

6. Perguntas e resposta

 

Quem nunca deixou de ir em um restaurante porque não encontrou todas as informações na página/site?  Ou deixou de fazer determinado tipo de “procedimento” porque possuí algumas angústias, medos e dúvidas sobre o produto/serviço e por consequência, acabar por não “comprar”.  

 

Não é incomum de isso acontecer quando o possível cliente se sentir carente de maiores informações. Uma maneira bem legal de resolver esse tipo de problema e gerar interações é fazer posts/vídeos sobre perguntas e respostas. Você pode usar de informações que outros clientes já te questionaram ou mesmo abrir a opção para enviar sugestões de assuntos a serem abordados nos mídias.

 

7. Situações que geram a venda do produto/serviço e aumentam a percepção da marca/empresa

 

Quando trabalhamos com produtos é muito importante ficar atento a tendências. Se trabalhamos com produtos de moda, por exemplo, é sempre legal se antenar em qual vai ser a “cor do ano”, ou o que está acontecendo de mudanças pelo mundo afora. Esse tipo de conteúdo passa a percepção de uma marca atualizada e que está sempre em busca de novidades e tendências para compartilhar com seus seguidores.

8. Diferenciação de mídias

 

Que existem diferenças entre as mídias todos sabemos. Mas e como gerar interações nas mídias diferentes? Temos que perceber o que de melhor cada plataforma oferece e quais ferramentas podemos utilizar para gerar mais engajamento. No instagram, por exemplo, a utilização dos Stories é bem legal, pois tem perguntas, termômetro, questionários, enfim, várias opções para gerar interações com os usuários.

9. Elementos gráficos / Design

 

Utilizar elementos gráficos como textos de destaque, imagens bem produzidas e ícones nas publicações de produtos e serviços é uma boa escolha. O Design deve estar presente na sua estratégia de conteúdo. Isso vai fazer a diferença, sim!

10. Frases de relacionamento e datas comemorativas

 

Datas comemorativas como Natal, Páscoa, Dia da mulher, algum dia específico do setor/serviço da página como Dia Mundial da Saúde, ou Dia do Sapateiro, entre tantas outras datas são sempre importantes. Além de gerar uma atualização na página, demonstra pro cliente/usuário que existem “pessoas” por trás daquela rede social, e que no fundo, todo conteúdo é pensado de pessoas para pessoas.

 

 

O objetivo maior das empresas, quando presentes nas redes sociais, deve ser o relacionamento com os seguidores e clientes e o seu conteúdo só vai chegar a um número mais de seguidor se você reter a atenção e gerar interação com eles. 

 

Devemos prestar atenção também em como é o nosso perfil do cliente e o quanto ele permite o uso e a abertura de brincadeiras, uso de  emoticons ou o conteúdo precisa ser mais sério, no caso de B2B. É importante ressaltar também a utilização de boas imagens, mas sempre utilizar fotos próprias ou livres para utilização de direitos autorais, fontes confiáveis e conteúdo de qualidade.

 

Colocando essas dicas em prática, a venda e fortalecimento da sua marca vai ser consequência das boas ações!

 

Esperamos que vocês tenham curtido as nossas dicas e até a próxima!

 

Artigo produzido pela nossa (ex) estagiária de mídias sociais e atual intercambista Natália Kötz, chamada carinhosamente de Nani ❤

 

 

Please reload

Destaques

10 dicas de conteúdos, testados, que engajam e vendem nas redes sociais

23/01/2019

1/3
Please reload

Posts Recentes

Please reload

Arquivos

Please reload

Tags

Siga a gente

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon